Quem tem medo de cores? Alguns fatos sobre o guarda-roupa colorido

Um pensamento frequente é que o acervo colorido não requer planejamento de compras. Grande engano. O guarda-roupa rico em cores e estampas deve sim seguir orientação para montagem.

Vamos aos fatos:

1. A paleta de cores pessoal
A escolha das cores de alguém “colorido” não é aleatória. Por trás existe a afinidade pessoal por certas cores em detrimento de outras. Sem contar a questão da complementação das cores com nossa pele, análise realizada por uma consultora de imagem & estilo. Só esse quesito já derruba a tese de que é só sair comprando cores aleatórias e juntar tudo em um balaio de gato.

 2. Estampas & personalidade
Ah, se as estampas falassem! Elas recebem um nome (animal print, navy, poá, piel de coq, etc.) que confere a cada uma delas uma personalidade própria. O mais legal dessa história é que essa personalidade se casa com um determinado estilo pessoal. Algumas estampas carregam mais expressividade, outras mais discrição. Estampas, como animal print, são sensuais. Pequenos poás são românticos, e por aí vai. Conclusão: para evitar o falatório das estampas dentro do guarda-roupa da gente, é natural que nosso estilo se identifique com um grupo de estampas que contenha a personalidade que mais case com a gente.
Mulheres em que predomina o estilo romântico dificilmente usarão grafismos ou estampas étnicas, por exemplo

3. A modelagem que a tudo rege
O guarda-roupa colorido deve respeitar o equilíbrio entre as modelagens, ou seja, não conter excesso de um tipo de peça e falta de outro, a não ser que, definitivamente, não se encaixe no estilo pessoal.
Outra situação para se evitar é o acúmulo de peças tendências (conhecidas também como statements), pois de tão ricas em informação de moda, podem cair no ostracismo (a gente enjoa mesmo!) em pouco tempo uso.

4. Existem neutros entre as cores
Sim, as coloridas também usam neutrinhos pra variar. Afinal, neutros também são cores ou não, no caso exclusivo do preto. Muitas vezes funcionam como a ponte que cataliza o encontro feliz entre duas cores contrastantes, como é o caso do que pode nos fazer um nude ou bege. Então não se surpreenda com a narrativa de cores neutras em um acervo colorido.

5. As cores tendências
Sai ano, entra ano, e a Pantone divulga a cor tendência para os próximos 365 dias. Para o ano de 2019, a escolhida foi a coral. Não por acaso, o universo da moda e decoração é invadido por peças na cor Pantone e a gente se vê impulsionada a ter um representante coral no nosso acervo. O ideal é não sobrecarregar o guarda-roupa com a cor do ano, evitando o troca-troca a cada anúncio da Pantone. E, depois, por mais linda que uma cor seja, vê-la em excesso, cansa.

Viram que para montar um guarda-roupa com muitas cores e estampas dentro dele requer planejamento e muito autoconhecimento, né?
Que tal começar o ano de 2019 repensando seu hábito de compras? Aproveite a oportunidade para abrir seu guarda-roupa e “se procurar” nele. Será que essas cores a representam?  E as estampas, têm a sua cara?
Espero que tenham gostado das dicas! 😉

ResponderEncaminhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close